O anterior governo tentou fechar os anos de governacao com o défice menor do que 3% e não conseguiu (depois de fazer alguns ajustes nas contas, há quem diga que, sem o efeito dos resultados da intervenção no Banif, as contas de 2015 fecharam umas centésimas abaixo daquele valor). Pelo contrário, apesar de a economia ter crescido pouco, no último ano a subida foi de 1,6%.

O atual governo prometeu maior crescimento económico, mas de acordo com as previsões a economia crescerá menos do que no ano passado. Além disso, justificou o potencial crescimento do PIB com o aumento do consumo interno, que puxaria pela economia, consequência do aumento dos rendimentos (reposição de salários e pensões cortadas pelo governo anterior). Os dados que o INE publicou esta semana mostram que economia cresceu 1,6% no trimestre anterior (em comparação com o período homólogo) e o salto da economia esteve relacionado com o aumento das exportações e do turismo.

Resumo: os resultados económicos e  financeiros obtidos durante a governação dos sucessivos governos não são coerentes com as medidas pré-anunciadas. Uns tomam medidas para que o consumo interno seja o motor da economia e esta é puxada pelas exportações; outros prometem pôr as contas em dia e só no último ano é que o conseguem. Se, por um lado, é mais fácil controlar as contas (só depende das medidas tomadas pelo governo – significando que o anterior governo não foi capaz de o fazer); por outro lado, a economia é mais difícil de manear. O crescimento económico é consequência das ações individuais e não depende da atuação deste ou daquele governo (os governos apenas têm o poder de dar mais ou menos liberdade individual – este é um fator importante na atracão de investimento). Quanto mais os governos restringirem a atuação das pessoas a leis e burocracias que ninguém entende menos a economia crescerá.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s