Depois de ter sido publicada a síntese de execução orçamental referente ao primeiro trimestre de 2016, algumas pessoas decidiram indignar-se com o peso dos juros na despesa total.  Até houve quem dissesse que esta é uma forma de escravidão e por isso torna-se urgente resolver o problema da dívida.

Relativamente ao mesmo período do ano passado, o saldo das contas públicas agravou-se em 108 milhões de euros, sendo que o montante dos juros pagos aumentou bastante e por isso contribuiu de forma decisiva para a degradação do saldo das contas públicas.

Muitos defendem uma reestruturação da dívida (incluindo o não pagamento de parte ou totalidade da mesma), outros falam numa alteração da maturidade e das taxas de juro. A alteração da maturidade tem vindo a ser realizada ao longo dos últimos anos. De igual modo, as taxas de juro que Portugal paga pelos seus empréstimos são as mais baixas de sempre e têm diminuído nos últimos anos. Neste sentido, não é fácil conseguirmos poupanças significativas alterando apenas a maturidade ou diminuindo as taxas de juro (uma vez que elas já estão baixas e não se perspectiva que desçam nos próximos anos).

Muitas das luminárias indignadas defendem o não pagamento da dívida, mas querem continuar a gastar o mesmo. Lembro os mais distraídos que o fator que mais contribui para o aumento da dívida pública é o défice. Ou seja, a forma mais correta de diminuir a dívida pública é diminuir o défice. O problema é que as tais luminárias que não querem pagar a dívida pretendem continuar a ter défices elevados (para financiar as despesas que todas elas defendem).

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s