O Mário Centeno, atual ministro das finanças de Portugal, apresentou, em conjunto com mais dois autores, um estudo relativo ao impacto do aumento do salário mínimo sobre os trabalhadores com salários mais baixos. De acordo com o estudo, “globalmente os resultados apontam para um efeito negativo de aumentos do salário mínimo do emprego de trabalhadores com baixos salários, que tem como contrapartida pequenos ganhos salariais”.

O estudo apresenta dois gráficos que relacionam a evolução do salário mínimo e a evolução do salário médio e a mediana. Até 2006, o salário mínimo acompanha a evolução da mediana, sendo que a partir daí o salário mínimo aumentou a um ritmo superior à mediana e ao salário médio.

Sem Título

A conclusão do estudo também é peremptória: “Os aumentos do salário mínimo deverão sempre ter em conta a evolução dos ganhos de produtividade e serem definidos no conjunto de políticas que interferem com o custo do trabalho”.

Ou seja, o estudo conclui que os aumentos do salário mínimo devem ter em conta o aumento da produtividade.

Esta semana, um deputado relembrou o estudo ao ministro das finanças, que agora pretende aumentar o salário mínimo sem ter em conta a evolução e os ganhos de produtividade. Em resposta ao deputado, o ministro das finanças disse que “transpor conclusões de artigos científicos para a legislação nacional porque tal tentativa seria um passo para o desastre”.

Os leitores deste blogue sabem qual é a minha opinião sobre este assunto: concordo com o estudo do Mário Centeno, mas não concordo com esta via mais politizada do Mário Centeno.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s