Sem Título

Este gráfico mostra-nos que existe uma correlação clara entre o aumento do desemprego e a diminuição do emprego, e vice-versa. Não necessitamos de perceber muito de estatística, ou economia, para perceber que o aumento do número de desempregados provoca uma diminuição do número de empregados e que uma diminuição do número de desempregados provoca um aumento do número de empregados.

Mas há exceções: pode ocorrer uma diminuição do número de desempregados e uma descida do número de empregados se, por exemplo, alguns portugueses emigrarem sem a devida compensação – entrada de novos imigrantes. O mesmo pode acontecer se, por exemplo, houver mais pessoas a reformarem-se, sem que haja entrada de novos ativos. Poderia dar outros exemplos para explicar a diminuição do número de empregados e a diminuição do número de desempregados, e vice-versa.

O gráfico comprova que o número de desempregados tem uma tendência de médio/longo prazo de descida, enquanto o número de empregados está com uma tendência crescente. Houve uma diminuição maior do número de desempregados do que o aumento verificado no número de empregados, o que significa que nem todas as pessoas que deixaram a situação de desempregadas passaram a ter emprego (pelo menos em Portugal). Para perceber porque é o número de desempregados e o número de empregados não variam, em sentido inverso, ao mesmo ritmo, seria necessário fazer uma análise exaustiva ao número de novos reformados; à entrada de pessoas na idade ativa; ao número de emigrantes e imigrantes; às pessoas que, apesar de continuarem desempregadas, saíram das estatísticas (deixaram de estar inscritas); etc.

Apesar de esta análise não ser feita por nenhum dos meios de comunicação social, todos eles opinam sobre os motivos da subida do número de empregados e a descida do número de desempregados. A mim o que me interessa verificar é a tendência de médio/longo prazo. O desemprego e o emprego evoluem favoravelmente (o desemprego desce e o emprego cresce).

Grafico: http://www.negocios.pt

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s