Grécia: revisão da matéria dada – Onde tudo começou

Grécia: revisão da matéria dada – O resgate e o ajustamento

Estes dois artigos, escritos por Carlos Guimarães Pinto no blogue oinsurgente, explicam muito bem as razões que levaram a Grécia ao estado atual. Num dos artigos podemos verificar que, entre 2000 e 2007, a massa salarial, a despesa pública e o PIB grego cresceram muito mais do que na União Europeia (média). Estes crescimentos não estavam associados à maior produtividade, mas ao aumento do consumo e da despesa do Estado, provocados pelo aumento da dívida, pelo que o crescimento era ilusório.

No outro artigo, podemos verificar que a austeridade foi muito superior noutros países que tiveram de ajustar o seu nível de vida do que na Grécia, com resultados muito melhores. A descida do consumo foi muito mais rápida nesses países do que na Grécia, mas os resultados dos ajustamentos económicos foram melhores. Por exemplo, a taxa de desemprego desses países subiu muito mais nos anos em que o consumo desceu significativamente, mas a seguir o desemprego começou a baixar de forma consistente. Na Grécia, o ajustamento no consumo não foi feito logo no início e a taxa de desemprego demorou tempo a começar a descer.

Na economia é importante perceber quais são as razões de uma crise. Enquanto os governantes não souberem quais são as razões da doença, nunca conseguirão encontrar o tratamento correto para a cura.

Na maior parte dos países que passaram por situações difíceis houve um aumento injustificado do montante de dívida, mas na Grécia a melhoria do nível de vida foi conseguido quase exclusivamente por essa via.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s