Este blogue não tem como objetivo analisar temas desportivos nem de jornalismo, mas já não é a primeira vez que me refiro, nesta e noutras matérias, a uma comunicação social parcial e pouco rigorosa nas suas análises.

O treinador do Benfica disse o seguinte: “Acabei de dizer que a maior parte das expulsões foram justas. Não digo 100, mas em 80 ou 90 por cento, na maior parte dos jogos, o Benfica já estava a ganhar”. O jornal desportivo Record conclui que “Números dão razão a Jesus na resposta a Lopetegui”. E apresenta uma tabela para justificar a razão:

Sem Título

A tabela mostra que houve 11 jogos em que os adversários do Benfica tiveram de jogar em inferioridade numérica. Desses 11 jogos, em 4 o Benfica não estava a ganhar (estava a perder ou empatado). Ou seja, não é verdade que em 80% ou 90% dos jogos o Benfica estava a ganhar. Estava a ganhar em 64% dos jogos (bem menos do que 80% ou 90%).

O Record esqueceu-se de dizer que, dos 11 jogos em que o Benfica jogou em superioridade numérica, 64% foram fora de casa (onde, teoricamente, os jogos são mais difíceis para o Benfica).

O Record esqueceu de dizer que, de todos os jogos em que o Benfica passou a jogar em superioridade numérica, só em 2 (18%) é que estava a ganhar por 2 ou mais golos de diferença. Ou seja, em 88% dos jogos o Benfica estava a perder, empatado ou a ganhar com um golo de vantagem.

Para terminar, o Record diz que “Em apenas três encontros as águias não lideravam no marcador”, mas logo a seguir escreve que “estavam empatadas no Estoril e em Moreira de Cónegos e a perder em casa, com o Moreirense. Em Braga, registava-se desvantagem.”

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s