Sem Título Ao longo da última década e meia, de forma mais evidente na última década, o sector do têxtil e do vestuário tem assistido a uma enorme transformação. Os gráficos utilizados neste artigo resumem muito bem essa transformação. Numa dúzia de anos (entre 2001 e 2013), o sector do têxtil e do vestuário perdeu cerca de metade dos trabalhadores. No mesmo período, perdeu quota de exportação no mercado mundial. O volume de negócios e as exportações também diminuíram até 2009. No entanto, a partir de 2009 verificou-se uma melhoria (ou pelo menos uma estagnação da deterioração) da maior parte daqueles indicadores.

O sector do têxtil e do vestuário está mais competitivo agora do que há 5 ou 6 anos e a vantagem competitiva deixou de estar centrada nos preços baixos e nas grandes quantidades.  Agora, as empresas portuguesas ganham negócio por causa experiência e conhecimento do sector, por causa da flexibilidade ou da rapidez na entrega. As empresas portuguesas “posicionaram-se no segmento médio/alto, deixando para os asiáticos a parte mais baixa da cadeia”.

O número de pessoas a trabalhar no sector está a estagnar (o gráfico ainda não mostra os números de 2014) e prevê-se que, à semelhança do que aconteceu e está a acontecer noutros sectores,  o número de pessoas ao serviço aumente nos próximos anos, ainda que gradualmente.

Apesar de os gráficos apresentados não mostrarem, o valor acrescentado dos produtos aumentou consideravelmente nos últimos anos, facto que confirma a transformação que está a ocorrer no sector – as empresas portuguesas deixaram de produzir metros de tecido e passaram a fabricar bens de elevado valor acrescentado.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s