O último número do “Barómetro das Crises” faz uma análise à evolução das contas públicas portuguesas entre 2007 e 2015 (dados orçamentais). Apesar de não concordar com parte das conclusões, o documento inclui alguns gráficos interessantes que vale a pena analisar

Um dos primeiros parágrafos do documento diz-nos que “a evolução das contas públicas entre 2007 e 2015 ilustra a extrema dificuldade, ou mesmo a impossibilidade, de equilibrar as contas do Estado num contexto de recessão.” Um erro de análise. Portugal só foi intervencionado em 2011; até lá adotou um modelo expansionista. Se nessa altura Portugal já estava em recessão, não foi, com certeza, por causa da austeridade (como tentam associar os autores no documento). Como podemos verificar no primeiro gráfico apresentado neste artigo (copiado do documento), a despesa aumentou bastante entre 2008 e 2010. A partir de 2010, a despesa desceu significativamente nos primeiros 2 anos, tendo estabilizado nos anos seguintes. O texto do documento infere que Portugal devia ter aumentado mais a despesa (menos austeridade), mas não explica porque é que o aumento da despesa entre 2008 e 2010 não produziu os resultados desejados no produto interno bruto (ver gráfico abaixo apresentado).

O seguinte gráfico mostra-nos que a despesa total e a receita total serão mais elevadas em 2015 do que em 2007. No entanto, em comparação com o ano de 2010 a despesa será mais baixa em 2015.

Sem Título

Houve uma descida na despesa com o pessoal e na despesa de capital, mas a despesa com as prestações sociais, com os juros e outra despesa corrente aumentaram significativamente. Conforme explica o documento, o aumento do valor dos juros está relacionado com o aumento do valor da dívida e não com o aumento das taxas de juro associados. Aliás, esta conclusão tem sido recorrentemente referida neste blogue – a taxa de juro que Portugal suporta até tem descido nos últimos anos.

2

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s