O Governo cedeu ao eleitoralismo. As eleições estão cada vez mais próximas e o Governo, à semelhança de todos os anteriores, vai fazer campanha durante os próximos 12 meses e já começou a distribuir rebuçados à população. Pena é que os membros do Governo não queiram saber que a população portuguesa está diabética. Na minha opinião, o aumento do salário mínimo traz mais prejuízos para a economia do que benefícios para a população.

O salário mínimo de Portugal é baixo e por isso compreende-se que haja uma pressão social cada vez maior para que ele seja aumentado, mas, do ponto de vista económico, todos sabem que deve haver uma relação direta entre o aumento do salário mínimo e o aumento da produtividade. Até porque não acredito em milagres económicos, não me parece que tenha existido nos últimos anos um aumento significativo da produtividade em Portugal. Se há empresas que são mais produtivas e mais competitivas, no geral a economia portuguesa continua a ser pouco competitiva.

Em termos absolutos, o salário mínimo em Portugal é muito baixo, mas os dados dizem-nos que, relativamente ao salário mediano, até temos um salário mínimo bastante acima dos restantes países da OCDE.

Mais do que a discussão sobre o valor do salário mínimo, o que eu não compreendo é a razão de existir um salário mínimo obrigatório que é igual em todas as zonas de Portugal. Não percebo porque é que o salário mínimo em Lisboa tem de ser igual ao salário mínimo em Bragança, quando sabemos que o custo de vida e a facilidade de instalação de empresas é completamente diferente nas duas regiões.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s