Há várias formas de analisar os dados que o Instituto Nacional de Estatística (INE) publica mensalmente sobre o comércio internacional. Em abril de 2014, as exportações de bens e serviços diminuíram 4,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Sem Título

Se tivermos em conta o trimestre terminado em abril de 2014, as exportações portuguesas diminuíram 0,8% e as importações diminuíram 0,1%. A variação das exportações foi muito afetada pela troca de bens entre o nosso país e os países terceiros. Relativamente aos países terceiros, as exportações diminuíram 5,6% no trimestre terminado em abril (em comparação com o mesmo período do ano anterior), enquanto as importações diminuíram 26,6%. No entanto, se excluirmos os combustíveis e lubrificantes das contas, as exportações aumentaram 7,9% e as importações caíram 6,9%. Estes dados dizem-nos que a rubrica combustíveis e lubrificantes tem um peso elevado na economia portuguesa, mas também nos revelam que os restantes sectores continuam a contribuir muito positivamente para economia.

Por grandes categorias económicas, os combustíveis e lubrificantes foram os únicos produtos cujas exportações diminuíram.

2

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s