Todas as pessoas que percebem um pouco de economia sabem que o aumento da concorrência traz enormes vantagens para os consumidores, não só porque terão a oportunidade de beneficiar de novos produtos e serviços (cada vez mais sofisticados e mais adaptados aos seus desejos e necessidades), como poderão beneficiar de preços mais baixos nos produtos. É por isso que facilitar a concorrência é a melhor forma que os governos têm de desenvolver um país e aumentarem a qualidade de vida das suas populações.

Se olharmos para a economia portuguesa, verificamos que os produtos mais caros (em comparação com outros países) estão exatamente nos sectores mais protegidos da concorrência. Veja-se, por exemplo, o que acontece no sector dos combustíveis em Portugal, em que a refinação é controlada pela mesma empresa.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

4 responses »

  1. Jorge Gaspar diz:

    Onde é que é possível verificar que os produtos mais caros (em comparação com outros países) existem em sectores onde há pouca concorrência. Onde posso arranjar dados que demonstrem isso?

  2. J.Pinto diz:

    No site do INE pode encontrar esses valores. Veja este artigo: https://economiaegestao.wordpress.com/2012/07/12/a-inflacao-em-portugal/

  3. J.Pinto diz:

    Veja este documento na página 11: os sectores das bebidas alcoólicas e tabaco (talvez por causa dos impostos), o sector dos transportes, água, eletricidade, entre outros, foram os que mais subiram.

    https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&uact=8&ved=0CEQQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.ine.pt%2Fngt_server%2Fattachfileu.jsp%3Flook_parentBoui%3D211083449%26att_display%3Dn%26att_download%3Dy&ei=oaZoU9njOKSd0AXhmYHACA&usg=AFQjCNFfGZpVOpuJj5K2JZB1Ij4NETO74w

  4. Jorge Gaspar diz:

    muito obrigado pela resposta.
    um abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s