Na entrevista que Vasco Pulido Valente concedeu ao jornal I, destaco o seguinte trecho:

Mas o que podemos fazer? Nada? Ainda agora o FMI continua a insistir que precisamos de baixar salários quando o nosso salário médio já é de 700 euros?

Eu não vou falar mais de economia. De repente não há cão nem gato que não tenha nascido um belo dia doutorado em Macroeconomia e com uma ciência que ninguém sabe de onde vem. E andam para aí a opinar pelos jornais e pela televisão.

Basta olhar para o que se diz, ouve e escreve todos os dias nos meios de comunicação social para perceber que há muita gente a falar do que não sabe. Se não podemos exigir que o português comum perceba de economia, os “especialistas” que todos os dias opinam nos meios de comunicação social deveriam falar e escrever com conhecimento de causa. Mas não é assim.

Por falar em falta de qualidade jornalística, o mesmo jornal I publicou um artigo sem pés nem cabeça. O Senhor Jornalista saberá do que fala? Ele saberá que Portugal paga anualmente cerca de 7 000 milhões de euros em juros? Ele saberá que a taxa de juro cobrada pela troica é a mais baixa de todos os credores? Um artigo sério não falaria em números brutos, mas compararia os juros pagos à troica com os juros pagos aos restantes credores.

Vejam esta pérola:

Desde o início de 2012, os contribuintes em Portugal já tiveram de pagar 3 342 milhões de euros em juros aos responsáveis pelo resgate fechado em 2011 entre PS, PSD, CDS, Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu. 

Em dois anos, Portugal pagou 3 342 milhões de euros à troica pelos juros do empréstimo. Se Portugal pagou cerca de 14 000 milhões de juros em dois anos, 3 342 milhões representam cerca de 25% do total dos juros, sendo que o valor emprestado pela troica corresponde a 35% ou 36% do valor total da dívida. Ou seja, a troica cobra-nos uma taxa de juro muito inferior à taxa cobrada pelos restantes credores.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s