Analisem muito bem este título: Exportações abrandam e importações aumentam em Fevereiro. O que é que aconteceu mesmo? As exportações diminuíram? O primeiro parágrafo da notícia diz isto: “As exportações de bens registaram um aumento homólogo de 5,4% nos três meses terminados em Fevereiro, após um crescimento de 5,9% entre Novembro e Janeiro.”

Há muita gente que lê apenas o título, pelo que deve ter-se um cuidado especial com ele. O que aconteceu é que, entre novembro de 2013 e janeiro de 2014, as exportações aumentaram 5,9% relativamente trimestre homólogo, sendo que entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014 as exportações aumentaram 5,4%. Ou seja, o crescimento das exportações do trimestre terminado em fevereiro de 2014 foi inferior (em 4 décimas) ao crescimento verificado no trimestre terminado em janeiro de 2014.

Imagine que vai na autoestrada a conduzir um automóvel e a determinado momento passa dos 60 quilómetros por hora para 120 quilómetros por hora. A seguir passa dos 120 quilómetros por hora para 170. Como do segundo para o terceiro momento o leitor aumentou a velocidade em apenas 50 quilómetros por hora (170 – 120), quando do primeiro para o segundo momento tinha acelerado 60 quilómetros (120 – 60), o mesmo jornalista diria que o leitor abrandou a velocidade do segundo para o terceiro momento.

Se analisarmos a evolução das exportações em cadeia (relativamente ao mês anterior), verificamos que em fevereiro de 2014 as empresas exportaram menos do que tinham exportado em janeiro de 2014. No entanto, este decréscimo é explicado por fatores sazonais – basta olharmos para a tabela abaixo para verificarmos que no ano passado as exportações também caíram entre janeiro e fevereiro.

Sem Título

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s