O IEFP publicou no final da semana passada as estatísticas relativas ao desemprego registado durante o mês de janeiro de 2014. Ao contrário do que vinha sucedendo nos últimos meses, em janeiro de 2014 o número de desempregados aumentou relativamente ao mês anterior, ainda que o desemprego homólogo (em comparação com o mesmo mês do ano anterior) tenha descido.

Sem Título

Os dados não devem ser divulgados em bruto; devem ser cuidadosamente analisados. Não sei qual é a razão, mas a verdade é que nos últimos 4 anos (não tenho dados de anos anteriores) houve sempre uma subida do desemprego em janeiro, em comparação com o mês anterior – veja-se a tendência das setas azuis que acrescentei ao gráfico acima apresentado.  Realce-se ainda que, destes quatro anos, o mês de janeiro de 2014 até foi o que registou uma subida menos pronunciada do desemprego.

Vamos esperar pelos dados dos próximos meses para ver se se trata de uma inversão de tendência ou se estes dados se referem à sazonalidade.  Tendo em conta os dados económicos conhecidos até ao momento, não me parece que haja uma alteração profunda nos próximos meses.  

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s