Quando lhe disserem que a crise económico-financeira que Portugal atravessa atualmente teve origem na crise financeira que iniciou em 2007/2008 nos EUA, não acredite. A crise financeira só acelerou o que a entrada no euro e a consequente descida abrupta das taxas de juro tinham adiado. Ou seja, se Portugal não tivesse entrado no euro, a crise por que passamos atualmente já tinha chegado há mais de uma década.

Relativamente ao saldo orçamental, como se pode ver na tabela abaixo apresentada, Portugal teve sempre défice superior à media da União Europeia e da Zona Euro.

1

A dívida pública também não fica bem na fotografia. Apesar de nos finais da década de 90 do século passado e início deste século a dívida pública portuguesa em função do PIB estar abaixo da média da União Europeia e da Zona Euro, quase todos os países apresentaram entre 1998 e 2007 (período anterior à crise) uma tendência negativa na evolução da dívida pública, enquanto Portugal passou de 51,8% em 1998 para 68,4% em 2007.

2

Além disso, como sabemos, apesar do aumento da dívida (não esquecer que na altura gastamos muito dinheiro que não era incluído nas contas públicas, mas que depois fomos obrigados a incluir na dívida), o Produto Interno Bruto Português foi dos que menos cresceram na primeira década do século XXI. O aumento dos gastos públicos não levou a um aumento do produto.

Normalmente, quando nos referimos à qualidade de vida e aos exemplos gostamos de falar dos países nórdicos. É interessante verificar que, no período analisado (1998 a 2007), aqueles países reduziram de forma significativa a sua dívida. Por exemplo, a Dinamarca, no mesmo período, reduziu a dívida de 61,4% para 27,1% do PIB, enquanto a Suécia reduziu de 69,9% para 40,2%. Ou seja, Portugal seguiu o caminho inverso ao caminho seguido por aqueles países.

Tabelas copiados daqui

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s