O INE voltou a publicar estatísticas relativas à evolução das exportações portuguesas. Mesmo quando os números são positivos, os nossos jornalistas apresentam este título:

Exportações abrandam crescimento para 4,2% em Outubro

Apesar de os dados mostrados na Infografia do jornal evidenciarem o melhor mês de sempre das exportações portuguesas para fora da União Europeia, os jornalistas decidiram escrever um título mais pessimista.

Caro leitor, imagine que tem uma empresa e entre agosto o setembro a faturação da sua empresa aumentou cerca de 20% e entre setembro e outubro a faturação cresceu mais 8%. Qual deveria ser o título desta notícia?  Os números mostram que a faturação aumentou durante os dois períodos, mas os nossos jornalistas não teriam dúvidas em escrever “o crescimento da faturação abrandou”.

Imagine ainda que vai numa autoestrada e que de um período para o outro aumenta a velocidade de 50 para 120 quilómetros, sendo que no momento logo a seguir aumenta a velocidade de 120 quilómetros para 150 quilómetros por hora. A comunicação social não teria dúvidas nenhumas em escrever que no segundo momento “o crescimento da velocidade abrandou”, esquecendo que a velocidade no ponto de chegada é muito superior à velocidade no ponto de partida.

Para acabar de vez com a coerência, o mesmo jornal publica esta notícia: Portugal bate parceiros da União Europeia nas exportações. Alguns leitores, com menos conhecimentos na área económica, ainda devem estar a pensar como é possível abrandar e ao mesmo tempo bater recordes.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s