Há muita gente que não percebe porque é que a Irlanda tem a confiança dos mercados e Portugal ainda não, apesar de o nosso país ter um défice inferior ao défice irlandês; muitos teóricos justificam a diferença de tratamento dizendo que a Irlanda não foi além da troica e por isso é que o seu défice é superior (as contas provam que Portugal ficou aquém da troica). Esses mesmos teóricos referem que a Irlanda teve um défice maior do que Portugal, razão pela qual a menor austeridade não acentuou tanto a crise.

Há muitos fatores que explicam a diferença de tratamento dos mercados: economia, historial de cumprimento, estabilidade política, etc. Há, no entanto, um fator que pouca gente observa: a Irlanda, excetuando o ano de 2010, tem um nível de despesa inferior ao nível da despesa portuguesa. Ou seja, a despesa pública irlandesa é, em percentagem do PIB, menor do que despesa pública portuguesa. Além de serem mais produtivos, o governo irlandês exige menos impostos aos irlandeses e gasta menos com eles.

Estruturalmente, a Irlanda tem uma despesa pública muito inferior à despesa portuguesa. A partir de 2010, a despesa da Irlanda tem convergido para os valores normais, devendo ficar próxima dos 40% do PIB em 2013 (nos próximos anos, a despesa pública da Irlanda deve voltar aos valores anteriores à crise, entre os 30% e os 35% do PIB); em Portugal, a despesa pública ultrapassa os 45% do PIB.

Quem é que quer cortar despesa em Portugal?

A evolução da despesa pública dos dois países pode ser observada aqui

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s