Uma empresa é competitiva quando os seus produtos interessam a um conjunto de compradores que, pelo dispêndio na sua compra, tornam a empresa sustentável. Os produtos de uma empresa podem ser apreciados por causa de uma determinada característica específica ou por causa do preço. Ou seja, uma empresa pode ser competitiva desde que os seus produtos sejam vendidos a um preço inferior ao preço praticado pelos concorrentes ou se os seus produtos, apesar de terem preços superiores, possuírem um conjunto de características que os valorizam e que interessam aos clientes. Assim, há empresas que são competitivas porque praticam preços inferiores à concorrência e há empresas competitivas porque fabricam produtos de valor acrescentado que os compradores apreciam.

Muita gente reduz a competitividade das empresas a uma questão de preço; dizem alguns especialistas que é através da diminuição dos custos e consequente diminuição do preço de venda que as empresas ganham competitividade. Como é que se explica então que, por exemplo, o sector do calçado esteja a dar cartas lá fora quando o calçado português é o segundo mais caro do mundo?  Facilmente se conclui que as empresas portuguesas de calçado não competem pelo preço, mas pela diferenciação dos seus produtos. Muitos exemplos poderiam ser dados para demonstrar que a competitividade das empresas não está associada apenas ao preço; há outros fatores, muitas vezes mais importantes, que influenciam fortemente a competitividade das empresas.

De referir ainda que nem sempre maior produtividade implica maior competitividade. Uma empresa pode aumentar a produtividade (fabricar mais produtos com os mesmos recursos) sem aumentar a competitividade. A competitividade depende mais da forma como é aumentada a produtividade do que do aumento simples da produtividade.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s