Na passada segunda-feira, vi o programa Olhos nos Olhos e fiquei estupefacto com os números apresentados pelo convidado do programa, o Dr. Luís Valadares Tavares. O convidado referiu que em 2012, relativamente a 2011, as despesas da Administração Pública com aquisição de bens e serviços aumentaram cerca de 2 000 milhões de euros (o convidado destacou as despesas dos Serviços e Fundos Autónomos). Ou seja, numa altura em que os portugueses fazem esforços enormes o Estado não só não diminui este tipo de despesa (alguma dela é supérflua), como a aumenta significativamente.

Mas será mesmo assim? Fui ao sítio da internet da Direção Geral do Orçamento e na execução de dezembro de 2012 encontrei isto: “Em sentido contrário, com evolução positiva da despesa, destaca-se o aumento em aquisição de bens e serviços (+11,5%) pelo SNS, em resultado do plano de regularização extraordinária de dívidas aos fornecedores referentes a anos anteriores (1.500 milhões de euros); excluído este facto, a despesa com a aquisição de bens e serviços decresceria 6,3%, em resultado das medidas de contenção implementadas na área da saúde.”

Eu não tenho a certeza de que o aumento da despesa seja justificado apenas pelas medidas extraordinárias, mas pelo que consegui apurar parece ser esta a principal razão. Se assim for, convém realçar que, mais uma vez, se prova que a comunicação social não exerce a sua principal função que deveria ser informar corretamente as pessoas. Pelo contrário, se não forem as regularizações extraordinárias a principal causa daquele aumento, os políticos não têm qualquer legitimidade para pedirem sacrifícios aos portugueses.

Os dados da execução orçamental podem ser encontrados aqui

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s