Temos ouvido frequentemente que Portugal deve consumir mais para que a economia cresça. Uma das formas de potenciar o crescimento económico em Portugal é, segundo alguns, aumentar a despesa do Estado. Se o Estado gastar e investir mais, o consumo público e privado aumentarão. Os defensores destas medidas esquecem-se de que o aumento dos gastos do Estado irá repercutir-se num aumento de impostos (os gastos do Estado são financiados pelos impostos). Além disso, quando o Estado se financia no mercado e absorve uma parcela muito significativa do financiamento, o custo do financiamento aumenta.

O que significa crowding-out?

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

2 responses »

  1. m.elis diz:

    Uma coisa é certa. Cada vez mais os cidadãos, ou por falta de rendimentos ou por receio do futuro, consomem menos: Alguns tentam poupar o mais possível e aplicar as suas poupanças, especialmente em depósitos a prazo, que estão cobertos pelos fundos de garantia.

    Assim sendo, não consomem. Se não consomem, as empresas não vendem e se não vendem……….o futuro não será risonho. Será que o aumento de salários não terá o tal efeito de potenciar e desenvolver a economia?

    • J.Pinto diz:

      M. elis,

      Se as pessoas consomem menos é verdade que as empresas vendem menos no mercado nacional, mas também sabemos que se dermos mais dinheiro às pessoas elas não irão comprar apenas produtos portugueses, mas cerca de 70% do nosso consumo é importado.

      Além do mais, alimentar artificialmente o consumo interno com despesa do Estado significa que no futuro teremos de pagar esta despesa com impostos e juros mais altos..

      Os salários mais altos teriam um efeito positivo na economia desde que o aumento fosse um aumento natural devido ao aumento da nossa produtividade. Não é por o Estado impor o aumento dos salários que a nossa economia melhorará; ela só poderá melhorar se este aumento resultar de um aumento de produtividade e isso depende das empresas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s