Nós sabemos que, em economia, não há dois meses iguais. Se falarmos em alguns indicadores económicos, sabemos que há períodos sazonais que dificultam as comparações mensais. Por exemplo, é sabido que durante alguns meses de verão a economia cria alguns empregos sazonais que não consegue criar nos restantes meses. Assim, não faz sentido comparar o número de desempregados existentes em julho de 2013 com o número de desempregados registados nos meses anteriores, uma vez que nestes meses aqueles empregos não estão disponíveis.

Em vez de utilizarmos a evolução mensal como instrumento de análise, devemos utilizar a evolução homóloga, comparando o desemprego registado em determinado mês com o desemprego registado no mesmo mês do ano anterior, diminuindo assim os efeitos da sazonalidade.

Em termos mensais, como tenho analisado neste blogue, temos assistido a uma evolução positiva do número de desempregados – o número de desempregados tem vindo a diminuir ao longo dos últimos meses.  Os últimos dados divulgados pelo IEFP mostram-nos que o número de desempregados no Algarve diminui em julho de 2013, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Sem Título

É um sinal positivo para a economia portuguesa, dado que há muito que não se registava uma diminuição homóloga do número de desempregados. Trata-se de um sinal apenas, visto que, para já, o Algarve foi apenas a primeira região a evidenciar uma descida no número de desempregados. Mas, como tenho vindo a demonstrar, não se trata de um dado isolado.

O que é ridículo é que se tente demonstrar às pessoas que esta descida esteja relacionada com efeitos sazonais. A taxa de variação homóloga serve exatamente para diminuir consideravelmente os efeitos sazonais.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s