A nossa comunicação social gosta de entreter o povo com histórias alegóricas de ministros e secretários de Estado que tentaram ou não vender produtos tóxicos ao Governo.

No entanto, nos últimos dias, a nossa comunicação social tem vindo a informar os portugueses que o desemprego está a cair. O IEFP disponibiliza todos os meses no seu sítio na internet dados relativos à evolução de desemprego em Portugal. Se a nossa comunicação social quisesse mesmo informar os portugueses sobre esta realidade, até podia desenvolver um trabalho aprofundado sobre assunto. Em vez de dizer simplesmente que a taxa de desemprego está a descer há 5 meses, a comunicação social podia tentar perceber quais são as áreas que estão a criar emprego em Portugal; mais do que isso, a comunicação social devia ter descoberto há muito que o número de desempregados está a diminuir.

Sem Título

O gráfico acima apresentado evidencia que o número de desempregados tem vindo a diminuir ao longo dos últimos meses. Se olharmos para a evolução mensal do desemprego registado nos mesmos meses dos anos anteriores, concluímos que em alguns anos, depois de uma descida na primeira metade do ano, o número de desempregados voltou a aumentar (em 2011 e 2012 foi assim).

A tendência da evolução do desemprego vai depender, como é normal, da atividade económica. Os dados do mês de julho serão importantes para aferir se a tendência de descida se mantém ou se existe uma inversão de tendência.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s