A economia é das ciências que mais vezes é anunciada de forma falaciosa.  Além de ser uma ciência incerta, na medida em que é impossível prever com exatidão, as pessoas (principalmente os políticos e as pessoas com interesses) costumam anunciá-la em seu favor e tomar medidas que influenciem o curto prazo em vez de a anunciarem em favor do povo e de tomarem medidas do longo prazo.  Normalmente, as medidas defendidas e tomadas favorecem alguns grupos de interesse no curto prazo e não se pensa numa estratégia económica que seja sustentável no longo prazo.

O caso português está cheio destas estratégias de curto prazo. Para defenderem os seus interesses, os nossos governantes implementaram algumas medidas direcionadas a grupos de pessoas bem definidas, que direta ou indiretamente os beneficiaram.

Os postos de trabalho criados pelo investimento (?) público é outra das falácias da economia do pensamento económico. Ele cria empregos temporários com recurso a financiamento externo (que terá de ser pago), mas desvia o dinheiro que devia ter sido aplicado noutras áreas mais produtivas, que criassem empregos bem mais duradouros. Terminados os investimentos, o país fica com a dívida, com as pessoas no desemprego (basta olhar para o sector da construção) e com a economia destruída (houve, por parte do Estado, uma interferência na economia, beneficiando determinados grupos de interesse em prejuízo dos outros). Se olharmos atentamente para o sector da construção, conseguimos ver um sector que foi durante muito tempo apoiado pelo Governo e que agora está a sofrer na pele esse mesmo apoio. Essas empresas não se reestruturaram e o dinheiro investido pelo Estado nesse sector foi (ou será) tirado da economia através do pagamento de impostos.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s