Milton Friedman foi um economista que sempre defendeu o liberalismo económico. Ele, na frase seguinte, resumiu muito bem a forma como cada um de nós, uma pessoa ou sociedade, pode gastar os seus recursos.

“Existem apenas quatro maneiras de você poder gastar seu dinheiro. Você pode gastá-lo com você mesmo. Quando você faz isso, e você pode realmente ver o que está fazendo com ele, você tenta usá-lo da melhor forma possível. Mas você pode gastar seu dinheiro com outra pessoa. Por exemplo, eu compro um presente de aniversário para alguém. Bem, eu não estou preocupado com a eficácia satisfatória do presente, mas estou atento quanto ao seu custo. Então, eu posso gastar o dinheiro alheio comigo mesmo. E se eu gasto o dinheiro alheio comigo mesmo, então eu tenho certeza de que terei um bom almoço! Finalmente, eu posso gastar o dinheiro de alguém com outro alguém. E se eu gasto o dinheiro de alguém com outro alguém, eu não me importo com o custo e não me importo com o que conseguirei satisfazer. E isso é o governo. E isso é cerca de 40% do PIB.”

Pelo exposto, facilmente se depreende que Milton Friedman faz uma crítica à forma como alguns governos gastam o dinheiro. Há quatro formas de se gastar o dinheiro: eu posso gastar o dinheiro em algo para mim; posso gastar o meu dinheiro comprando com ele coisas para os outros; posso utilizar o dinheiro dos outros comprando coisas para mim ou então posso utilizar o dinheiro dos outros para dar coisas a outras pessoas. Quando um governo retira muito dinheiro à sociedade está a utilizar o dinheiro dos outros comprando coisas para os outros (às vezes, também gasta em seu próprio benefício).

Das quatros formas apresentadas, a última (gastar o dinheiro dos outros em alguma coisa para os outros) é a que implica menor satisfação à sociedade. Apesar de estar a tirar a liberdade de decidir aos outros (tirando-lhes recursos), estou a utilizar o dinheiro deles para comprar bens e serviços que podem não agradar quer aos “financiadores” como aos “beneficiários”.

Podem ver no seguinte vídeo as 4 formas de gastar o dinheiro.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s