Inditex fabrica um terço da moda em Portugal

Um dos segredos da Zara, marca do grupo Inditex, é a rapidez com que consegue lançar novas coleções nas suas lojas. Têm um modelo de negócio que facilita e permite que a empresa consiga lançar novos modelos muito mais rapidamente do que os seus concorrentes.

Se o modelo de negócio está assente na rapidez, é normal que as suas coleções sejam desenvolvidas em áreas próximas. Não é por acaso que uma parte significativa dos fornecedores do grupo Inditex estão em Portugal, uma região próxima dos centros de distribuição da empresa. Aliás, cerca de metade das suas coleções de “proximidade” são produzidas em Espanha, Portugal e Marrocos.

Todos os recursos de uma empresa têm de estar alinhados com o seu modelo de negócio. Só assim é possível concretizar uma verdadeira estratégia empresarial. Se entrarmos regularmente numa loja da Zara, verificamos que a marca consegue lançar muitas coleções novas durante o ano, muitas delas alinhadas com as tendências mais recentes. Os novos modelos, depois de se ter decidido o seu lançamento, são rapidamente desenvolvidos e chegam às prateleiras muito antes dos concorrentes.

De notar que as peças básicas de vestuário, dado que não necessitam de ser produzidas rapidamente, são fabricadas noutros locais do planeta “A empresa formou oito clusters – além dos três próximos para o segmento moda, as peças “básicas” de vestuário são fabricadas no Brasil, Turquia, Índia, Bangladesh e China – e cada um deles tem equipas próprias para fazer esse seguimento.”

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

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