UGT propõe que o Estado financie parte do aumento do salário mínimo

Hoje, a comunicação social está a dar conta de uma proposta da UGT que prevê o aumento do salário mínimo nacional para 500€, por contrapartida de uma diminuição de valor equivalente no valor a entregar pelas empresas à Segurança Social. Ou seja, esta proposta prevê que as receitas da Segurança Social diminuam para que o salário mínimo nacional seja aumentado. Todas as partes, exceto o Segurança Social, sairiam beneficiadas.

Numa altura em que se fala cada vez mais na insustentabilidade do Sistema de Segurança Social, os proponentes desta proposta deveriam dizer quais são os impostos que deveriam aumentar para colmatar a descida nas receitas da Segurança Social; complementarmente, o sindicato proponente desta proposta deveria dizer quais devem ser os benefícios cortados, visto que a Segurança Social tem falta de receitas e necessita de financiar as suas despesas.

Os patrões, se tivermos em conta as reações vindas a público, também defendem esta medida. Como se percebe facilmente, os patrões aumentariam o salário mínimo essencialmente à custa da diminuição do valor pago à Segurança Social. Seria o Sistema da Segurança Social a financiar o aumento do salário mínimo nacional. Continuo sem perceber porque é que os patrões, já que defendem o aumento do salário mínimo, não o fazem de forma voluntária. Como se vê, eles também estão à espera que sejam os meus impostos a financiar esse aumento.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

2 responses »

  1. Porque ainda não entendeu que em Portugal ninguém faz nada que não seja obrigado.

    Não existe nem concorrência, nem mérito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s