O que é que impede uma empresa de aumentar o salário dos seus trabalhadores? Se uma empresa quiser e puder aumentar o salário dos seus funcionários, porque é que só o faz desde que o Estado imponha o mesmo aumento às outras empresas?

Os partidos políticos portugueses, principalmente os da oposição, continuam histéricos com o debate sobre o aumento do salário mínimo nacional. As próprias associações patronais têm insistido na possibilidade de aumentar o salário mínimo nacional, ignorando que os membros daquelas associações (patrões) têm a possibilidade de, por sua livre iniciativa, poderem aumentar o salário dos seus trabalhadores.

Não podemos olhar para a economia e para as empresas como um todo. O tecido empresarial português é constituído por empresas que concorrem exclusivamente no mercado interno; por empresas que vendem toda a sua produção para o exterior; há empresas que competem pelos preços baixos e por isso necessitam de cortar ao máximo nas despesas; temos empresas que produzem e vendem produtos com elevado valor acrescentado, em que o corte nos custos não faz parte das suas preocupações mais prementes; etc.

Não percebo porque é que empresas tão diferentes têm de seguir as mesmas orientações; têm de pagar os mesmos salários e necessitam do Estado para que este lhes diga o que devem fazer em matéria de salários.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

2 responses »

  1. Voltando ao assunto, o j pinto parece que vive em que país? Porque coisas diferentes têm de ser feitas de maneira diferente, este país precisa sim de regulamentação sobre o salário mínimo porque o mercado nesse aspecto em Portugal não funciona. J pinto, temos de reconhecer que em muitas situações a mão invisível não funciona mesmo. Gosto de dar exemplos extremos cá vai um. Se a mão invisível funcionasse sempre, não precisávamos de ter uma ASAE, os estabelecimentos com más condições simplesmente não existiam. Sabemos que isso não é verdade e sabemos que em Portugal a inveja é grande, está nos nossos genes e não nossa cultura. Subir o salário mínimo para valores absolutamente justos nem deveria discussão de tão básico que deveria ser a assunção das funções mínimas do Estado (e das particularidades de cada Estado)

    • J.Pinto diz:

      Nuno,

      O Nuno nunca me ouviu dizer que eu sou a favor ou contra a existência de um salário mínimo (eu próprio tenho muitas dúvidas sobre qual o sistema melhor). No entanto, Portugal, por causa do desvio de recursos do Estado para os não transacionáveis, durante anos), depende muito do consumo interno (pesa mais de 6’0% do PIB). Este peso exagerado do consumo interno no PIB faz com que as empresas que produzam exclusivamente para o mercado interno tenham sofrido muito com os cortes na despesa e com o aumento de impostos (diminuição do poder de compra), pelo que muitas empresas deste tipo estão mesmos nos limites. Qualquer aumento de despesa fará com que fechem muitas empresas que vivem exclusivamente do mercado interno. Pelo contrário, há algumas empresas que podem e devem aumentar os salários.

      O aumento do salário mínimo será muito penalizador para muitas empresas que vivem do mercado interno (e são a maioria), pelo que não faz sentido aumentá-lo nesta altura.

      Se até há associações patronais a defender o aumento do salário mínimo, porque é que elas não reúnem com os seus sócios e decidem aumentar os saláros dos trabalhadores dessas empresas?

      No que diz respeito à justiça do valor do salário mínimo, os números dizem que os custos têm crescido muito mais do que a produtividade…. Como é que alguem consegue repartir riqueza que não cria?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s