Numa altura em que os nossos políticos têm feito propaganda à custa do salário mínimo, vale a pena olhar para o salário mínimo português e compará-lo com o salário mínimo dos restantes países europeus.

Sem Título

Os números mostram que Portugal continua a ter dos salários mínimos mais baixos da Europa. Tendo em conta o momento que Portugal atravessa penso que seria imprudente aumentar o salário mínimo em Portugal, até porque não podemos olhar para a economia portuguesa como um todo. Há empresas que não teriam qualquer dificuldade em pagar mais aos seus funcionários, mas há outras, principalmente as que trabalham para o mercado interno, que veriam as suas dificuldades aumentar caso fossem forçadas a pagar mais aos seus trabalhadores. Não tenho dúvidas de que, nestas empresas, o aumento do salário mínimo repercutir-se-ia no aumento do desemprego. Imaginem um café que viu recentemente o seu volume de vendas a diminuir e que tem tido enormes dificuldades em pagar os salários dos seus funcionários. O que aconteceria caso fosse forçado a pagar ainda mais aos seus funcionários?

Ainda hoje vimos notícias que nos dão conta de empresas que estão a aumentar os salários aos seus trabalhadores. Não é necessário impor a todos o que apenas alguns podem pagar.

Fonte do gráfico: www.dinheirovivo.pt

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

2 responses »

  1. Seria a última a pensar que iria dizer, então mas que empresa é que quer competir em marcado aberto com salários de 500 euros?

    • J.Pinto diz:

      Nuno, tem toda a razão, são poucas as empresas portuguesas que conseguem competir lá fora em mercado aberto com salários de 500€. No entanto, grande parte das nossas empresas trabalham para o mercado interno, que está a diminuir….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s