A libra inglesa quase não oscilou no último trimestre de 2012. A cotação da libra em relação ao euro manteve-se praticamente inalterada durante os três últimos meses daquele ano. As exportações inglesas tiveram um fraco desempenho no último trimestre de 2012.  

Há quem considere que os países com moeda própria devem desvalorizar a moeda para aumentarem as suas exportações e assim saírem facilmente da crise. Trata-se de uma questão económica que é defendida por alguns economistas e criticada por outros. Apesar de não ser economista, os conhecimentos que possuo de economia não me permitem fazer a defesa de tal opção. A desvalorização da moeda serve apenas injetar artificialmente competitividade na economia.

As empresas dos países que não conseguem competir pelo preço, mesmo que recorram sistematicamente à desvalorização da moeda, acabarão por ser ultrapassadas por empresas de países onde a mão-de-obra é muito mais barata. As empresas dos países desenvolvidos têm redirecionar os seus modelos de negócio, focalizando-os em fatores em que têm vantagem competitiva.

Também sabemos que a desvalorização da moeda repercute-se na diminuição do poder de compra das pessoas, principalmente nos países onde existe uma enorme dependência de produtos importados.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s