Tenho escrito muitas neste blogue sobre as vantagens da concorrência. A concorrência origina uma nova oferta de produtos/serviços. Cada uma das empresas existentes em determinado sector de atividade terá a necessidade de atrair os clientes através de uma oferta mais apreciada pelos mesmos. As empresas que melhor conseguirem servir os seus clientes serão as que mais tempo continuarão no mercado. As outras, as ineficientes, serão naturalmente afastadas.

Os consumidores sairão mais satisfeitos com este modelo, na medida em que haverá empresas a oferecer produtos e serviços cada vez adaptados às suas necessidades. Haverá empresas a oferecer produtos básicos a preços mais baixos; haverá empresas a oferecer produtos específicos para determinados grupos de consumidores, cobrando-lhes preços mais elevados e produtos com mais valor acrescentado.

O que é que acontece quando alguém inibe a concorrência favorecendo a criação de monopólios? As empresas existentes, porque atuam sem concorrência, não se veem forçadas a desenvolver novos produtos e a aperfeiçoar os produtos existentes. Não havendo alternativa, os consumidores são obrigados a comprar os produtos daquela empresa. Não existirá na única existente uma motivação extrema dos seus colaboradores e gestores para satisfazerem a superarem as expectativas dos clientes.

O que a mim me cria mais frustração é que grande parte dos monopólios existentes em Portugal tem a colaboração e o incentivo do Estado português. Foi ele que criou e permitiu a manutenção de monopólios nos transportes, nas águas e na eletricidade. A atual democracia continua com alguns vícios da ditadura. O Salazar foi o maior defensor dos monopólios e os seus sucessores decidiram não abdicar deles.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s