O Vítor Gaspar vai ficar conhecido pelos portugueses como um ministro insensível e austero. Ele ainda não terminou as suas funções no mistério das finanças, e espero que não termine em breve, mas já tenho todas as provas de que necessitava para o qualificar como uma pessoa muito competente.

Não podemos confundir a doença com o médico. O Vítor Gaspar está a tentar curar Portugal de uma grave doença, quase terminal. A recente ida aos mercados a que Portugal se propôs mostra que o ministro Vítor Gaspar percebe muito mais de finanças do que grande parte dos nossos políticos, nomeadamente os da área económica e financeira.  Portugal não foi aos mercados quando alguns tontos pediam, mas quando ele considerou, e bem, que essa ida aos mercados beneficiaria Portugal. O ministro Vítor Gaspar está de parabéns.

Como é natural, não concordo com todas as medidas defendidas pelo ministro Vítor Gaspar, mas reconheço-lhe enorme competência e não vejo ninguém na nossa sociedade que conseguisse fazer melhor, tendo em conta as limitações impostas pela crise económica e financeira.

No que respeita à taxa de juro paga Portugal, o mais importante nem é a própria taxa em si (é demasiado elevada para que um país se possa financiar constantemente), mas o regresso de Portugal aos mercados a uma taxa significativamente inferior à taxa cobrada no último empréstimo do género antes da intervenção financeira a que fomos sujeitos. A procura por dívida portuguesa mostra que os investidores já começam a acreditar na sustentabilidade de Portugal.

Em termos económicos, para já, Portugal ainda não irá ver resultados desta ida aos mercados, mas no médio do longo prazo, se Portugal conseguir financiar-se a taxas cada vez mais atrativas, pode significar mais facilidade de financiamento das empresas portuguesas.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

One response »

  1. Como quase todos os ministros das finanças que por lá passaram (menos dois que eram perfeitos incompetentes) falta-lhe ter o resto de um governo competente que saiba ser eticamente sério e responsável.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s