É cada vez mais fácil encontrar gestores profissionais nas empresas, gestores que são contratados para maximizar os lucros obtidos numa empresa. As empresas, como não são Santas Casas da Misericórdia, nascem com o intuito de recompensarem os seus investidores pelo risco. Em algumas situações por opção própria, noutras quase por imposição (na medida em que, por exemplo, a elevada concorrência das empresas do sector obriga a uma gestão mais profissional), a verdade é que há cada vez mais gestores mandatados para exercerem a função de uma forma mais profissional. Os gestores são contratados e avaliados consoante os dividendos que a empresa consegue distribuir pelos sócios/acionistas num determinado espaço de tempo.

Com o intuito de mostrar resultados rápidos aos sócios/acionistas sob a forma de dividendos, aquela gestão profissional pode pôr em causa a competitividade e até a viabilidade da própria empresa no médio/longo prazo.  Muitas vezes, a obsessão pelos resultados no curto prazo limitam o pensamento e a implementação de uma estratégia mais direcionada para o médio/longo prazo, pondo em causa a estratégia da própria empresa.

Penso que aconteceu isso em várias empresas portuguesas nos últimos tempos. Também temos exemplos de algumas gestões profissionais que conseguiram ver muito mais além do curto prazo. No entanto, olhando apenas para os dividendos distribuídos ao longo dos últimos anos e para a atual situação de algumas empresas, consigo concluir que se calhar houve demasiado foco nos resultados e no curto prazo, descaracterizando uma estratégia de longo prazo.

A própria evolução da capitalização bolsista de algumas empresas portuguesas prenuncia que houve uma preocupação irracional de alguns gestores e de algumas empresas no curto prazo.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

One response »

  1. Minha experiência diz isso mesmo, e diz outra coisa, bons técnicos são normalmente erradamente promovidos a gestores para o qual não têm nem competência nem formação, e, como só têm visão a curto prazo levam a resultados desses.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s