Sem Título

Toda a gente consegue perceber que, na natureza, duas espécies não podem coexistir indefinidamente sobre o mesmo recurso limitado. Ou seja, quando duas espécies se alimentam da mesma presa umas delas acabará por morrer. O mais forte sobrevirá; o mais fraco morrerá.

Tal como na competição entre as espécies, na concorrência empresarial acontecerá a mesma coisa. Se duas ou mais empresas teimarem em utilizar o mesmo tipo de recursos satisfazendo as mesmas pessoas e as mesmas necessidades, uma delas terá os dias contados. A única forma de as duas empresas sobreviverem é uma delas diferenciar-se, procurar outros nichos de mercado, alimentar-se de recursos diferentes.

Os recursos de que as empresas necessitam estão nos clientes; ora os mesmos clientes não conseguem financiar as duas empresas ao mesmo tempo, até porque se os bens oferecidos são os mesmos nas mesmas condições, os clientes tenderão a preferir uma empresa à outra. Para que as duas empresas sobrevivam, uma delas terá de migrar de modelo de negócio, tem de oferecer um produto/serviço diferente do produto/serviço oferecido pelo seu concorrente.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s