As exportações portuguesas diminuíram em setembro deste ano em relação ao mês anterior. Alguns já dizem que pode não se tratar de uma situação conjuntural. As medidas restritivas do Governo podem estar a causar uma inversão na tendência das exportações. É preciso não perceber nada de economia para se dizer algumas barbáries deste calibre.

Esta ilação contraria a evolução das exportações portuguesas nos últimos anos.  Portugal já vive em crise há alguns anos e a evolução das exportações portuguesas tem surpreendido muito boa gente. Enquanto alguns se entretêm a discutir mudanças superficiais, as empresas portuguesas têm-se adaptado às novas condições de mercado, utilizando algumas vantagens competitivas para vencerem.

Se o Estado não interferir na vida das empresas, elas sentirão a necessidade de se adaptarem às novas condições. As empresas, tal como os indivíduos, têm a capacidade de se adaptar às novas exigências. Qualquer medida que retarde esta adaptação estará a prejudicar severamente os interesses de Portugal. A não ser que queiramos mudar completamente de modelo económico (ex: voltar a fechar as nossas fronteiras; recusar e economia de mercado).

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s