A economia portuguesa não cresce há anos. Alguns economistas defendem que deveria haver uma maior intervenção do Estado na economia para que ela cresça. Eu nunca defendi o investimento público como forma de fazer crescer e desenvolver a economia portuguesa.

Primeiro, o investimento efetuado pelo Estado nas últimas décadas mostrou-nos que é altamente improdutivo; não traz qualquer vantagem às empresas portuguesas. Segundo, neste momento o Estado não tem dinheiro para investir; andamos de calças na mão a pedir aos nossos credores que nos emprestem dinheiro para pagar salários e pensões. Terceiro, o investimento do Estado tem incentivado e favorecido as empresas dos bens não transacionáveis, desviando-as da produção de bens e serviços altamente benéficos para os setores protegidos.

Neste momento, também devido às más opções governamentais, temos muitas empresas viradas exclusivamente para o mercado interno e poucas empresas exportadoras – temos boas empresas exportadoras, mas em número insuficiente. Não é por acaso que as exportações portuguesas pesam cerca de 30% do nosso PIB. Os nossos governos andaram muitos anos a incentivar a constituição de empresas que tivessem a sua produção direcionada para o mercado interno. Também não é por acaso que o sector da construção civil, do comércio e dos serviços sejam exatamente os mais penalizados com esta crise. Trata-se de sectores muitos dependentes do investimento público e do poder de compra dos portugueses.

É exatamente por isso que eu considero que é imprudente pensar-se que pode ser a intervenção do Estado a solucionar um problema que foi despoletado por essa mesma intervenção.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s