Já todos sabem que a comunicação determina muitas vezes o sucesso/insucesso das pessoas, das empresas e de todas as organizações com ou sem fins lucrativos. Referindo-me apenas às entidades, podemos distinguir a comunicação interna da comunicação externa. As duas são essenciais para que se possa chegar eficazmente ao público-alvo. Uma fraca comunicação interna, além de inibir a transmissão de uma mensagem ao público interno transmite uma imagem de desorientação de descoordenação para o exterior.

A organização necessita de ter uma estratégia global; a estratégia comunicacional tem de estar alinhada com a estratégia global da empresa. Dentro da estrutura de cada empresa é importante que as pessoas saibam quais são os objetivos e as estratégias gerais da mesma. A comunicação interna é importante para as empresas, na medida em que permite orientar políticas, evita rumores entre os colaboradores e incentiva os funcionários.  Muitas organizações registam um défice enorme de comunicação; ninguém sabe como deve reagir a determinado tipo de situações; cada um reage à sua maneira a determinado tipo de problemas; não existe uma cultura e uma uniformização de processos dentro da empresa. Uma boa comunicação interna, além de facilitar a veiculação de informações entre todos os colaboradores de uma empresa, gera um clima de transparência, comprometimento e participação de todos.

As empresas têm cada vez mais concorrência e desta forma seria de supor que elas se sentissem pressionadas a melhorarem cada vez mais os seus processos. Infelizmente, muitas empresas continuam a utilizar a mesma estratégia que utilizavam há 20 anos. Todas as nossas ações têm consequências, algumas delas são irreparáveis.  Os clientes não perdoam as empresas que não têm estratégia. Pode demorar algum tempo, mas a realidade será dura para estas empresas.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s