Não tenho acompanhado de perto as medidas defendidas e implementadas pelo governo francês, pelo que não consigo qualificar a sua governação, mas tenho lido alguns artigos/reportagens veiculados na comunicação social portuguesa sobre algumas delas.

O governo francês pretende aumentar os custos do despedimento, de tal forma que não compense às empresas fazê-lo.  Quanto às intenções desta medida só posso dizer que é uma autêntica parvoíce. As empresas só contratam se necessitarem de pessoas; se as empresas souberem que vai ser difícil despedir uma pessoa em caso de necessidade, ou arranjam alternativas (contratam trabalhadores com contrato a termo; pessoas a recibos verdes; etc.), ou não contratam. Porque será que Portugal apresenta uma percentagem de indivíduos com contrato a termo superior à média da União Europeia?

Há pessoas que não conseguem perceber que vivemos numa economia de mercado e que as empresas, que são constituídas por pessoas que gerem as mesmas, só contratam colaboradores se necessitarem; um país tem de legislar de forma que as empresas consigam adaptar os recursos (incluindo os humanos) às suas reais necessidades. Uma empresa que não consiga adaptar os recursos às suas necessidades será prejudicada, na medida em que não conseguirá competir com as congéneres estrangeiras.

About J.Pinto

Apaixonado pelas matérias da gestão, da fiscalidade e da contabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s